sábado, 2 de abril de 2011

A raça Collie no jornal Gazeta do Povo

A raça pode não estar mais na "crista da onda", segundo título dado à capa do encarte Caderno Animal, da Gazeta do Povo, mas segue encantando as pessoas por onde passa.


De qualquer maneira é muito bom para criadores, proprietários e admiradores, poder ver a raça sendo apresentada em um jornal de grande circulação como é a Gazeta do Povo. 


Quem quiser ler a matéria no site da Gazeta do Povo, clique AQUI.

Há, é claro, algumas regras que devem ser seguidas independente de tratar-se da aquisição de um collie, ou cão de outra raça.

Por exemplo:
* Trata-se de um ser vivo. Você está disposto a tratar de seu cão "como cão" e levá-lo ao veterinário, concordando com "gastos não planejados" que possam surgir se o seu cão precisar atendimento veterinário?

* Você terá tempo suficiente para cuidar dele, adestrando-o, exercitando-o e dando atenção à sua pelagem?

* Você pode pagar por uma boa ração? Ou será que pretende dar os abomináveis restos de comida?

* Você tem consciência de que ao menos uma vez por semana terá que passar aproximadamente 40 minutos escovando e cuidando da pelagem de seu collie?

* Você está disposto a se comprometer quando seu cão precisar de medicação com horário certo?

* Qual é o tempo livre que você tem para dar a seu atual/futuro cão?

Enfim, poderia colocar inúmeras perguntas aqui para que você possa pensar melhor antes de investir em um cão. Ainda assim, considero as perguntas que coloquei aqui as mais importantes.
Não compre um filhote por impulso, nem mesmo aceite a doação de um cão dessa forma, pois é o impulso que leva ao abandono, aos maus tratos e às cruzas mal planejadas, realizadas por "cachorreiros de feirinha" que anunciam seus filhotes nos jornais dando inclusive "garantia". Aliás a única garantia que realmente vale é o PEDIGREE, e somente emitido por entidades associadas à Confederação Brasileira de Cinofilia, CBKC.
Um cão, um cavalo, um hamster, uma chinchila... todos são seres vivos e merecem ser tratados com respeito. Se você não está disoposto a respeitá-los, não os merece. pense nisso! 

E para quem quer melhorar seu relacionamento com seu animal de estimação, minha sugestão de leitura é "O Encantador de Cães", do Cesar Millan. Pode-se também encontrar os episódios do programa que ele tem no canal Animal Planet, digitando no buscador do Youtube "ENCANTADOR DE CÃES" . Tenho os dois livros dele que foram lançados no Brasil. Uso das técnicas dele não faz muito tempo e meus cães melhoraram muito em questão de comportamento. Na verdade poderia dizer que quem melhorou fui eu, a partir do momento que li os livros dele e passei a ver o relacionamento entre pessoas e animais de maneira diferenciada.





2 comentários:

Giovana Vilkas disse...

oi meu nome é giovana,tenho 11 anos moro em são paulo gostei muito de seus videos no you tube!!
Tambem tenho um collie ele se chama willy
mas os seus me empressionou
Parabens para você e para seus cães!!

SANDRA disse...

Obrigada Giovana!!