segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tila






Hoje vou contar a história da Tila.
Após a morte do Duque, na postagem anterior, eu fiquei sem collies por um tempo.
Foi aí que eu procurei pelo Kennel Clube e pedi o telefone de criadores de collies.
O Kennel me deu três telefones, um deles de uma moça que em seguida deixou de criar a raça, outro de uma pessoa que nunca quis me mostrar seus cães e o terceiro da pessoa que nos vendeu a Tila.

Só que a Tila veio sem pedigree, por um preço bem mais em conta, então eu já sabia que não iria poder ter ninhadas dela, por não achar justo com a raça a atitude de permitir uma fêmea sem pedigree no cio acasalar com um macho qualquer, que apenas fosse capaz de acasalar com ela. Mas mesmo assim estava feliz, ela seria minha companheirona e estava pra lá de bom.

Aos 9 meses ela morreu, assim... de repente. No dia anterior ao de sua morte a levei passear, e foi até bem divertido. Mas na manhã do dia seguinte ela estava mal, foi levada a um veterinário que prescreveu uns medicamentos e a liberou para receber a medicação em casa. Só que ali no comecinho da tarde eu notei que ela piorou, e só tive tempo o bastante de chamar um pet taxi, chegar com ela na clínica já agonizando e ela morrer 2 minutos depois.
O veterinário me pediu, e eu permiti, para investigar a causa da morte dela: Pancreatite.
Aí ele me perguntou que ração eu costumava dar a ela. Era uma ração COLORIDA, de uma marca conhecida. foi aí que eu soube que esse problema já havia ocorrido outras vezes em outros cães, e a partir daí passei a usar só ração sem corante.
Até hoje eu oriento as pessoas que me consultam sobre os dois NÃOS da ração:
Ração do supermercado: NÃO.
Ração colorida e/ou aromatizada/saborizada: NÃO

Foi um imenso trauma pra mim perder a Tila dessa forma. Um dia antes de ela completar 10 meses.
Não sei se fui eu que não soube "ler" nas atitudes dela que algo não ia bem, ou se o problema veio com tanta força que não deu tempo de socorrê-la.
Ela era uma filhotinha muito querida e inteligente, que aprendeu muitos truques rapidamente, e passou pela minha vida mais rapidamente ainda, mas levou com ela um pedacinho do meu coração, que já estava fragmentado pela perda da Lassie e do Duque.
Ficaram as lágrimas e a saudade...

2 comentários:

Jana Lauxen disse...

Olá Sandra!
Tudo bem?
Me chamo Janaína Lauxen, sou gaúcha e início de dezembro comprei dois collies machos, o Freddie e o Capitão. Em 2 minutos estava completamente apaixonada por eles, e posso imaginar o tamanho de sua dor.
Também sei que nada do que disser vai diminuir a sua saudade, mas eu acredito que exista um céu só para cãezinhos, e pode acreditar que Tila está lá, feliz e saltitante, comendo ração sem corante.
Aliás, agradeço a dica. NUNCA vou comprar rações coloridas para meus bebês.
Só fiquei com uma dúvida, se puder me esclarecer: o que você quis dizer com ração de supermercado? Seria ração produzida pelo próprio mercado? Eu dou para os meus Sapeca Filhotes, indicação do veterinário.
Será que é uma boa?
Desde já agradeço sua atenção.
A partir de agora, sou seguidora do seu blogue (encontrei no Orkut, na comunidade Clube do Collie).
Um beijo bem grande em ti e nos teus caninos, que são LINDOS!
Jana

SANDRA disse...

Oi Jana. Desculpa por só responder agora, o blog tá um pouquinho largado por causa do corre corre da faculdade. Acerca das rações, eu recomendo sim que evite dar essas que vc encontra em qualquer lugar pra vender e vem coloridas, aromatizadas, saborizadas porque já perdi uma collie(Tila) de pancreatite causada pelo corante de uma ração que é famosa na tv e vende em qq supermercado. As marcas que recomendo são Ciclos, Must, Royal Canin, Eukanuba, Golden, Pro Plan, Premiere. Todas são marcas boas e fáceis de encontrar, vindas de empresas que nem sempre são famosas nem aparecem na tv, mas que são muito responsáveis e preocupadas com a qualidade de seus produtos e investem em matéria prima de qualidade ANTES de gravar comerciais lindos pra colocar na televisão. Qualquer dúvida pode me escrever, o email é sagaldogs@gmail.com
Abraços.