sexta-feira, 25 de junho de 2010

Saúde canina - Hérnia umbilical

Olá!
Vim postar este tópico falando em saúde canina, dando ênfase ao que muitos consideram um problema, mas que em collies não somente é comum, como também inofensivo, a hérnia umbilical.
Desde minha primeira collie, a Lassie, todos os meus collies do passado tiveram e os do presente também apresentam a hérnia umbilical.
Muitas pessoas confundem a hérnia umbilical coma a hérnia inguinal. A mais comum de se encontrar no collie é a hérnia umbilical.
Mas como assim? Por que é que "meu collie tem hérnia"?
A resposta é muito simples. Quando está em trabalho de parto a cadela instintivamente rompe a bolsa amniótica e começa a lamber o filhote, e em seguida ela irá cortar com os dentes o cordão umbilical. Acontece que nesse momento de cortar com os dentes o cordão as fêmeas vão cortando e puxando, e é essa tração que faz com que o filhote apresente então a hérnia umbilical.
Nos collies a hérnia não costuma ser um caso cirúrgico, e muitos cães adultos convivem com ela sem que seja necessário operar, pois geralmente o padrão de vida do collie é o mesmo com ou sem a hérnia. Em alguns filhotes a hérnia pode regredir sozinha até os seis meses de vida.
Alguns veterinários quando não conhecem a fundo a raça collie costumam indicar o procedimento cirúrgico, mas em 24 anos em que convivo com a raça jamais veio a meus ouvidos algum boato de que um collie tenha tido uma vida sofrida ou até mesmo tenha morrido porque em sua barriga havia uma hérnia.
Para muitos criadores a hérnia é tão insignificante que não chega sequer a ser comentada, porque pela experiência na criação ou pelo tempo de convívio com a raça, raríssimos são os casos de hérnia que sejam totalmente cirúrgicos, no caso da hérnia umbilical, e ela acaba merecidamente sendo ignorada. 
Quanto a outros tipos de hérnia que tenham maior chance de ser cirúrgica , isso poderá variar conforme a saúde geral do cão, da sua raça e da predisposição dos antecedentes - pai, mãe, avós - e nenhum deles tem incidência frequente em collies.
Em caso de dúvida sempre consulte um veterinário comprovadamente experiente, preferencialmente que conheça bastante sobre a raça do cão que você pretende criar ou adquirir, e se puder procure também um criador bastante experiente da raça que você gosta, e eles certamente terão muitas informações valiosas para passar a todos que se interessarem.



Um comentário:

Gus Weber disse...

otimo post, meu collies tbm tem ernia , achava que era algo anormal mas agora estou tranquilo....muito obrigado!!!