quarta-feira, 28 de julho de 2010

Seja o líder

Olá!
Hoje vim falar de algo muito importante, a liderança.
Para que seu cão tenha um comportamento equilibrado é importante que desde a chegada dele - ainda filhote ou mesmo um adulto novo - à sua casa ele já conheça as "regras da casa".
As "regras da casa" são aquelas  que cada um tem em particular, onde a presença do cão é admitida ou não dentro da casa, sobre o sofá, no canil, se ele poderá pular nas pessoas quando quiser, se ele vai poder latir quando quiser, se vai poder puxar roupas do varal ou destruir calçados e várias outras.
Costumo aconselhar às pessoas que me pedem ajuda, a assim que o novo cãozinho chegar a seu novo lar já ser colocado no local onde ele PODE fazer suas necessidades, e esse local geralmente será também associado ao local onde ele irá dormir. Como assim, ele vai dormir sobre o xixi? Não, é óbvio. Ele vai dormir no local que você escolher, e este local terá a cama dele, o pote de água e umas folhas de jornal no chão,  próximo do local onde ele vai dormir, pois filhotes quando acordam procuram imediatamente fazer suas necessidades, e se você não indica a ele que ali ele pode fazê-las, então ele fará as necesdidades em qualquer lugar , talvez no seu tapete e isso você não quer, ou quer? 
Mas vamos com calma nisso. Você certamente já viu alguém cometer o erro de pegar um filhote que acabou de fazer "xixi no lugar errado" e o colocou de cara no xixi e deu uns bons tapas, não é? Isso é errado! Na cabeça dele seria como um "Poxa, eu fui surrado porque fiz xixi!". Cães não diferem certo de errado, esse é um conceito criado por nós e está longe de ser "compreendido" pelos animais. Certo é colocar o filhote no local que deseja que ele faça as necessidades, e errado é esfregar a cara dele no xixi e dar palmadas ou gritar. Aliás os cães em geral quando aprontam interpretam aquele discurso bravo que algumas pessoas costumam dar como atenção, e irão repetir isso sempre que quiserem atenção. Pense "sou o líder, não ele" e ignore-o quando ele cometer erros. Outro ponto importante é limpar o local sem que ele assista, pois o cão compreende que aquele cocô que acabou de fazer como algo dele, e se ele vê você recolhendo o jornal com as fezes dele vai rapidamente aprender a fazer cocõ em qualquer lugar pra que você, a quem ele vê como subordinado e não como líder, dê atenção e vá limpar. Assim que você constatar que o local precisa ser limpo novamente coloque seu cão em outro lugar de onde ele não possa ver que você é quem limpou as fezes dele, pois na hierarquia de matilha isso é sinônimo de inferioridade onde os subordinados "prestam esse favor" ao líder. Quem é o líder? Espero que seja você!

Na hora de alimentar seu filhote estipule um prazo de tempo para que ele coma toda sua refeição. Vamos supor que o prazo escolhido tenha sido de 20 minutos. Certamente você dará a seu filhote a ração em pelo menos 3 porções diárias e terá o bom senso de fazê-lo religiosamente no mesmo horário. Uma vez que você coloca a ração para ele, lá no lugarzinho dele, deverá iniciar uma contagem de 20 minutos e passado o tempo limite recolher o prato dele, mesmo que não tenha comido tudo ou não tenha comido nada.

Acredite, a fome é o maior estímulo para o fim da manha na hora da comida.

Acostume seu filhote a comer somente ração, e pelo amor de Deus não caia nas manhas que filhotes fazem de só comer se alguém der na mão, ou só comer se colocar "algo gostoso" junto com a ração. Agindo assim você não estará criando um monstro, mas um cão educado e equilibrado. A ração já é balanceada e ele não precisa de mais nada, pois os nutrientes necessários estão todos lá naquela ração específica para filhotes - se seu cão for um filhote - e na ração para cães adultos no caso de ser um cão adulto. No momento de dar a ração exercite a liderança. Por exemplo, o cão se comporta super ansioso, gritando e pulando porque sabe que você vai dar a ração. Exerça liderança, ensinando-o a aguardar com calma a sua vez de receber a ração, usando comandos como "NÃO, QUIETO, ESPERA" ou outro que você goste mais e já seja acostumado a usar. Seja firme ao dar comandos, pois um "não pule, querido" é diferente de um "Não" e eles percebem isso.
Lembre que pra ele "ganhar" a refeição, deverá estar calmo e equilibrado em suas atitudes, e se for o caso submeta-o a obedecer, como por exemplo dar o comando pra que ele sente até que você coloque o prato dele no chão.
Cães tendem a comer apressadamente se são molestados pelos donos com agrados e "palavras de apoio" enquanto comem, então deixe seu cão comer sozinho e depois dos 20 minutos você irá recolher o prato dele para lavar e guardar, e então nessa ocasião poderá falar com ele. Lembre também que eles fazem as necessidades ao acordar e também logo depois de acabar de comer, e se for o caso leve-o para onde ele deverá fazer as necessidades tão logo ele acorde ou tenha acabado de comer.
Ao educar seu cão dispense os gritos e os tapas e chineladas. Eles absorvem toda a energia que sentem em nós, e adestrar seu cão estando calmo e relaxado vai fazer com que os resultados apareçam rapidamente. Não tenha pressa e seja persistente, pois é com a repetição que a educação funciona. 
Não tenha medo de errar, porque errando você aprende como "não fazer".
Tenha em mente que você nunca é jovem demais pra ser o líder de seu cão, nem ele é tão velho assim que não possa ser liderado. 
Cães ficam muito mais felizes quando são liderados!
Agindo corretamente você é o líder, agindo furiosamente você é o carrasco.
Qual deles você quer ser?

Um comentário:

A. disse...

Sandroca, tenho uma Fox Paulistinha de 1 ano e meio, e ATÉ hoje ela faz erra o xixi as vezes, e o coco?? NUNCA fez no local correto...tentei de tudo, primeiro essa tecnica de ignorar o erro, por mais de um ano e nada...nem sei mais o que fazer...ela é tçao inteligente pra tudo, mas pra isso, não aprende de jeito nenhuma :(

beijos
Ana Brandão